Rorschach: “Um eterno estudante”.
Essa foi uma das maneiras que Olga Rorschach-Shtempelin descreveu Hermann, seu esposo, após seu falecimento. Hermann Rorschach era conhecido por sua generosidade, criatividade, e interesse pela humanidade. Os livros Rorschach – O método: passado, presente e futuro, de Amaro e Hisatugo 2019 (Editora Hoegrefe) e o livro do Searls, The Inkblots : Hermann Rorschach, His Iconic Test, and the Power of Seeing, (que pode ser traduzido por As Manchas de Tinta - Hermann Rorschach, Editora Crown, 2017) contam mais sobre detalhes da vida e obra de Rorschach e da importância de sua história. Hermann Rorschach teve uma vida breve, faleceu aos 37 anos.
A vida e obra de Hermann Rorschach inspira muitas pessoas no mundo todo. Sua história de vida é permeada pela constante necessidade de estudar e procurar compreender sobre o sofrimento psicológico e a saúde mental, sobre o que as pessoas percebem, sua capacidade de assimilar estímulos ao seu redor, e sua habilidade ou dificuldade de se adaptar a diferentes situações.
Hermann Rorschach deixou um trabalho, fruto de sua pesquisa em saúde mental, que ele mesmo considerou ser inacabado, e que deu margem para tantos outros trabalhos de maneira tão relevante. Hoje utilizamos o teste de Rorschach na clínica, na educação, na empresa, nas penitenciárias, e como parte de diferentes processos jurídicos de investigação. São cem anos de estudos, adaptações e melhorias no instrumento para que nossa população possa ser melhor beneficiada com a avaliação psicológica e da personalidade.
Sem dúvida, o estudo e a pesquisa são grandes recursos para termos uma sociedade que possa ter mais recursos em saúde mental. Faz sentido para você?
Um grande abraço,
Carla Hisatugo
Fonte/Direitos autorais da foto de Hermann Rorschach: Arquivos e coleção sobre vida e obra de Hermann Rorschach do Instituto da Historia da Medicina da Universitat Bern.

Comments